Os Sete Fundamentos da Liderança Pessoal




1. Aprendizagem -  Lê livros que te inspirem que reforcem o teu carácter, que te recordem exemplos nos maiores líderes do nosso mundo. Ouve também audiolivros, que versem temas desde a excelência no trabalho, a formação de equipas.

2. Afirmação - Uma das melhores maneiras de reescrever as crenças limitadoras e os programas de fracasso na tua mente e através da repetição consistente de afirmações positivas, relativamente ao líder que queres ser e aos efeitos que te comprometes a conseguir. Por exemplo, recitar a afirmação "hoje estou concentrado, excelente e espantosamente empenhado em tudo o que faço" uma série de vezes ao início do teu dia irá criar uma mentalidade de campeão e um estado emocional de vencedor.

3. Visualização - A mente trabalha através de imagens. Cada grande feito - do maior arranha-céus aqui, em Nova Iorque, às mais extraordinárias invenções de génios americanos como Thomas Edison e Benjamin Franklin - começaram por uma série de imagens na imaginação dos seus criadores. Todas as concretizações exteriores começam dentro da mente. 
O progresso não passa de uma criatividade invisível tornada visível. Portanto, na tua Hora de Liderança Pessoal, arranja tempo para fechar os olhos e - como qualquer bom atleta da elite - te visualizares a atingir os teus objectivos, a cumprir o teu máximo, a despertar integralmente o teu líder interior. 

4. Registo - Escrever num diário é um meio extraordinariamente forte para te tornares um pensador mais claro, desenvolveres a autoconsciência, e registares os resultados que pretendes atingir. Na tua hora de desenvolvimento pessoal anota as tuas inspirações, os teus sentimentos, as tuas esperanças, os teus sonhos. Filtra quaisquer frustrações que possas estar a sentir, e mergulha bem fundo nos teus medos. Os medos com que lidares serão medos de que te vais libertar. O teu diário também é um local onde podes expressar gratidão por tudo o que tens, e historiar a tua viagem pela vida. A tua vida é uma bênção. Por isso, vale a pena ser registada.

5. Definição de metas - Definir e depois regressar às tuas metas regularmente é uma poderosa disciplina do sucesso. As tuas metas vão gerar uma fantástica quantidade de concentração e energia positiva. Quando atravessas adversidades - acontece-nos a todos de vez em quando -, se tiveres metas claramente articuladas, tens uma estrela polar para te guiar dos mares mais agitados para águas mais tranquilas. As metas também garantem de vivas de uma forma poderosa e produtiva, e não de uma forma reactiva e acidental. 

6. Exercício - Hei-de falar mais sobre a importância de mexeres o corpo diariamente para atingires o máximo desempenho no trabalho, mas por agora basta lembrares-te de que fazer alguma actividade física todos os dias estimula as funções cerebrais, alimenta níveis energéticos muito superiores, ajuda-te a controlar o stress de uma forma mais eficaz, e mantém-te activo mais tempo.

7. Nutrição - O que comes determina o teu desempenho. A liderança é influenciada pela tua dieta. Se comeres como um campeão, a tua energia pela tua dieta. Se comeres como um campeão, a tua energia vai continuar ao máximo e vais manter uma atitude positiva. Lembra-te de que se comeres menos vais poder trabalhar melhor.

Fonte: 
O Líder sem título 
Autor:
Robin Sharma




Comentários