És um atleta prefecionista ou esforçaste pela excelência?










Para os Perfeccionistas:

- Tens grandes expectativas sobre ti..
- És muito competitivo...
- Bom aluno..
- És talentoso...
- Trabalhas para agradar os outros (pais, treinadores, equipa)...
- Estás sempre preocupado com os erros..
- Tens muita pressão sobre ti...
- Tens uma difícil recuperação mental sobre os erros...
- Facilmente ficas frustrado..


Se sentes isto, provavelmente trabalhas continuamente para a perfeição. O teu trabalho está sempre centrado na perfeição de cada: jogo, treino, passe, etc. Contudo quando não consegues chegar ao ponto que queres a frustração domina a tua mente. Achas que isso é positivo para ti?
A ironia do perfeccionismo é que falhas continuamente.
Qual foi a ultima vez que conseguiste ter um jogo, prova, competição 100& perfeita?
Há momentos em que tudo corre sobre rodas, ou seja acontecem exactamente como pretendemos, como existe também o inverso. 
A melhor sugestão para os atletas que querem alcançar níveis altos de performance passa pelo foco em procurarem uma forma de melhoria contínua. 
Quando o teu foco passa por trabalhares pela perfeição a taxa de fracasso pode ser elevada uma vez que nunca estás satisfeito com o teu trabalho e desencadeias em ti níveis de confiança muito baixos.

Qual é a solução? 

Faz uma pequena mudança mental do perfeccionismo para o esforço pela excelência.

Qual é a diferença? 

Ambas exigem uma forma de trabalho difícil, esforçando-se para melhorar a performance, sendo detalhadas e altamente competitivas.

A diferença reside na forma como geres os desafios:

  • O perfeccionismo tem uma margem de 0% para o erro, razão pela qual os perfecionistas são facilmente frustrados com o seu desempenho; 
  • A excelência, assume que  os erros e os desafios são indicadores essenciais  para o crescimento e o desenvolvimento de um atleta;


A mente focada na excelência ajuda a enfrentar desafios com menos frustração, para que possas aprender mais rápido e obtenhas uma confiança mais estável. Confiança não apenas como atleta, mas também na capacidade de superação de desafios/resiliência - estas competências são muito importantes para a Gestão Emocional.

Agenda a Tua Sessão de Coaching:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia

Comentários