Aumenta a Tua Produtividade - Parte I

É possível terminares o teu dia com a total satisfação ao invés de encontrares vários projectos em cima da mesa inacabados.
Se não gostas da forma como terminas o teu dia está na hora de mudares. A maioria de nós não é tão produtivo, por diversos motivos:
- Maus hábitos que interferem com a nossa produtividade no local de trabalho;
- Somos reactivos e não pro-activos e passamos muito dos nosso dia de trabalho a apagar incêndios.
Substituir maus hábitos e padrões reactivos por bons hábitos que nos tornam pro-activos requer diariamente disciplina e rigor.




1- Faz um levantamento detalhado sobre um dia teu produtivo
Existem vários relatos de pessoas de sucesso sobre bons hábitos por exemplo: começar o dia com tarefas mais exigentes mentalmente. Contudo existem pessoas com um fluxo mental de pro-actividade ao final do dia.
Tony Wong especialista em produtividade refere "use a sua mente para se concentrar em si mesmo" – ou seja na sua opinião devemos começar o dia ignorando os emails. Para o mesmo especialista é importante beber um bom café, ler o jornal e meditar, com estas rotinas é possível ter um dia mais produtivo. Conheço vários empresários que já no pequeno almoço estão de volta do telemóvel a responder aos emails.
Independemente de ser de manhã ou tarde, observa como funciona a tua mente e faz as tarefas mais exigentes num horário que estás mais focado.

2- Evita ser Multitarefas
Quando te concentras numa tarefa aumentas significativamente a tua produtividade. O facto de estares 100% concentrado numa tarefa de cada vez, estás envolvido totalmente e a tua atenção está apenas no presente. É muito fácil "olhar para o lado" como abrir o email, responder a uma chamada ou mensagem no whatsapp, etc. Mas assim que tens consciência que te facto está a acontecer "larga" e continua até o fim a tarefa que estás a fazer.

3- Prepara uma lista de tarefas para o próximo dia à noite
As listas podem ser ferramentas muito úteis para a tua produtividade o facto de teres tudo escrito permite ganhares consciência sobre o que tem de ser feito e consegues avaliar se foi ou não possível concretizar.

Outra sugestão é partilhares com alguém da tua confiança, segundo Leo Wildrich: "Quando nos sentamos 10 minutos a definir as tarefas do dia seguinte tudo muda na nossa produtividade. Para além de escrever, faço questão de partilhar e explico todas as tarefas ao detalhe porque ajuda a aumentar o meu compromisso. No dia seguinte tudo o que tinha que fazer era olhar para as tarefas e entrar em acção".

Fica atento porque irei partilhar mais algumas dicas ao longo do fim-de-semana.
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia

Comentários