Aumenta a Tua Produtividade - Parte 3

Substituir maus hábitos e padrões reactivos por bons hábitos que nos tornam pro-activos requer diariamente disciplina e rigor.

Consulta o artigo de ontem.

7- Planeia as chamadas telefónicas
Há uns anos atrás comecei a reclamar com um amigo meu administrador de uma empresa porque nunca atendia as minhas chamadas. Depois de todo um queixume, o meu amigo olhou-me de forma serena e disse:
- "Flávia eu planeio as minhas chamadas telefónicas, tenho várias reuniões ao longo do meu dia e estar ao telefone cada vez que toca nunca conseguia estar 100% concentrado".
Esta é sem dúvida uma estratégia fabulosa que podes usar no teu trabalho, e pode ser uma das tarefas da tua agenda, ou seja:
- Fazer telenofenas e responder a mensagens (30 minutos).




8- Faz pausas no trabalho com exercicio fisico
A actividade física ajuda muito no funcionamento do cérebro, actualmente existem programas nas empresas com aulas: pilares, zumba, yoga, etc. Se este for o teu caso aproveita, se não faz uma pesquisa sobre ginásios próximos do teu local de trabalho. Tenho um grupo de amigos que trabalham todos na mesma área e combinam treinar à hora de almoço.
Um estudo feito pela Universidade de Estocolmo refere que dedicar algum tempo a meio do dia a fazer exercício físico aumenta a produtividade. Para além disso, foi possível concluir que as tarefas são realizadas em menos tempo.
Não sei se já aconteceu contigo, mas quando vou treinar no período do almoço, chego a casa e "aquele email" complexo que tem de ser respondido consigo fazer em 15 minutos.
Conheci um empresário num convívio entre amigos que referiu ser de extrema importância para a sua produtividade os jogo de ténis que tem todos os dias antes de começar o trabalho com o seu grupo de amigos.

9- Optimismo
As pessoas felizes são mais produtivas.
Já conheceste pessoas que o seu sorriso e a forma como comunicam criam de forma fácil empatia. Por outro lado aquelas pessoas que apresentam uma fisiologia cabisbaixa e respondem sempre de forma agressiva normalmente causam algum desconforto quando é preciso resolver um assunto.
Nas minhas sessões de coaching costumo dizer que não existem milagres" quanto ao manter uma boa energia.
Provavelmente já tiveste um período durante este ano 2017 que sentiste mesmo que estavas no teu auge:
- Emprego novo
- Namorado novo
- Aquela viagem de sonho
- O carro de sonho que finalmente conseguiste comprá-lo.
Resulta comigo variar o tipo de combustível que uso para me manter bem, gosto muito de fazer exercício físico e faço regularmente mas tenho fases que preciso de muito mais para me sentir com energia, por exemplo:
- Dançar regularmente
- Fazer meditação
- Cozinhar pratos que adoro
Procura dentro de ti acções que favorecem o teu optimismo o facto de o ano passado fazeres uma arte marcial que te dava alegria e paixão, não significa que este ano seja igual.

10 – Dorme o suficiente
Ontem numa sessão de coaching um cliente referiu que as manhãs dele são muito difíceis, começamos a analisar a hora que adormecia e percebemos o motivo. Para o meu cliente o normal era ficar até às 2h da manhã a ver series.
Todos nos sabemos que não dormir o suficiente tem um impacto negativo na nossa produtividade para além das alterações de humor. Não sei se acontece contigo mas quando durmo mal tenho dificuldade em manter um sorriso e uma boa disposição.
Ter um raciocínio lógico, concentração, foco é possível quando regulamos o nosso sono.
Quantas horas precisas para conseguires ter energia?
Há quem tenha a possibilidade de dormir uma sesta durante o dia e isso ajuda muito na produtividade.
Os nossos ritmos muitas vezes estão associados aos horários de trabalho, há quem acorde todos os dias às 5h da manhã para trabalhar e às 14h já tem o dia de trabalho feito ou seja tem a necessidade de ir dormir mais cedo. Por outro lado há quem tenha horários rotativos e ai a dificuldade é muito maior.
Procura saber quantas horas precisas diariamente de sono e impõe como regra a hora de ir dormir.

Agenda a tua sessão de coaching
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia

Comentários