A Auto-Estima dos Introvertidos e extrovertidos





Estas duas dimensões da nossa personalidade nos permitem descobrir diferenças entre os indivíduos com uma auto-estima elevada e estável e os que a têm elevada, mas instável-
A pessoa extrovertida é sensível às reacções do meio, aos elogios e às criticas, à admiração do público. Gosta de exprimir os seus pontos de vista e as suas emoções (protótipos: o pólitico, o comerciante). 
O introvertido, pelo contrario, preocupa-se mais com o seu mundo interior, é menos sensível às variações do meio e às atitudes dos seus próximos, e exprime pouco as suas emoções (protótipos: o investigador, o informático).
Duas pessoas dotadas de uma auto-estima  elevada comportar-se-ão, pois na sociedade de maneiras diferentes.
O individuo dotado de uma elevada auto-estima e extrovertido gosta de se exprimir, aprecia os elogios, reage abertamente às criticas, pode parecer gabarola a pessoas que têm menos à vontade do que ele quando se trata de se valorizarem.
O individuo dotado de uma auto-estima elevada e introvertido é mais silencioso e parece menos sensível aos elogios. Quando o contrariam, não se mostra logo perturbado, mas pode acabar por se defender veementemente, surpreendendo os seus interlocutores, que o julgavam diferente.

Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia
Telemóvel: 962595029

Comentários