Qual é a Tua atitude quando estás em competição perante situações adversas? Sol, frio, vento?

Como lidas com as situações que não dependem de ti?

Quem é que se lembra das borboletas que invadiram a final da Europa em 2016? Aquela imagem durante o jogo em que o Cristiano Ronaldo tinha uma borboleta no rosto?




Mau tempo (calor, frio, vento), as condições do campo/relva, podem desencadear comportamentos menos optimistas nos atletas.

Por exemplo um nadador que entra na piscina e a água está mais fria do que está habituado, pode assumir que não consegue nadar tão rápido visto que está diferente.


ou um golfista que tem que começar a jogar sob condições ventosas e assume que vai ser um desastre porque não consegue controlar.

ou uma equipa de Futebol que está a jogar uma final na chuva e o relvado dificulta muito qualquer passe. Quem se lembra das borboletas na final da Europa em dia 10 de Julho,? Felizmente que ao longo do jogo acalmou com a ajuda das luzes do campo.

Quando assumes uma atitude negativa perante factores que não controlas condicionas a tua mente para resultados menos positivos.
Há factores que não podes mudar e não dependem de ti, a única coisa que depende de ti é a tua atitude perante um acontecimento.

Ao te destacares com uma atitude positiva e confiante já estás a te diferenciar perante o teu adversário.
Sugestão: fica atento a um  jogo de tenis analisa quem é o jogador qual é o jogador mais confiante que por sua vez tem um resultado superior.

A maioria dos atletas sente um grande desconforto quando as condições não estão de acordo como deseja.

Temos vários exemplos:
A ex golfista Shin Ji-Yai se recusa a saber quais são as condições climatéricas para não influenciar o seu mapa mental.
Numa entrevista durante um campeonato feminino disse que apesar de no dia seguinte continuar com vento, vai aproveitar como o seu amigo para ganhar o torneio.

Sem dúvida que a perspectiva da Shin Ji-Yai influencia o resultado e a sua preparação mental já foi feita perante cenários diferentes para conseguir se adaptar.

No caso do exemplo do Nadador que está a competir em água fria pode em vez de se queixar e seguir os nadadores que estão a tremer durante o aquecimento, programar a sua mente com "eu adoro a água fria - aceitar as condições que estão.

Durante um jogo de futebol com muita chuva se logo de inicio uma das equipa lida de forma mais positiva automaticamente tem um impacto sobre o adversário visto que está mais preocupado com as dificuldades e estão cautelosos arriscando muito menos.

Não existem condições de jogo difíceis, a tua atitude determina o teu resultado.

Agenda a Sua Sessão Gratuita:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia
Telémovel: 962595029



Comentários