Os benefícios da Inteligência Emocional - desempenho profissional excelente






O que é que a inteligência emocional faz por mim?
No contexto de um ambiente profissional, a inteligência emocional capacita três conjuntos de competências: desempenho profissional excelente, liderança marcante e a capacidade de criar condições para a felicidade.

Desempenho profissional excelente:
A primeira das coisas que a inteligência emocional possibilita é um desempenho profissional excelente. Os estudos demonstraram, que as competências emocionais têm uma importância para a excelência duas vezes superior à do intelecto puro e da experiência. Um estudo realizado por Martin Seligman, considerado o pai da moderna psicologia positiva e criador da ideia de otimismo aprendido, demonstrou que os agentes de seguros que são optimistas conseguem vendas oito por cento superiores às dos seus colegas pessimistas durante o primeiro ano e 31 por cento superiores no segundo ano.
De acordo com um estudo, as seis principais competências que distinguem os profissionais com um desempenho mediano no sector tecnológico são (por esta ordem): 
1º Forte instinto empreendedor e altos padrões de concretização.
2º Capacidade de influenciar
3º Pensamento conceptual
4º Capacidade analítica
5º Iniciativa para aceitar desafios
6º Autoconfiança

Destas seis, apenas duas (o pensamento conceptual e a capacidade analítica) são competências puramente intelectuais. As outras quatro, incluindo as duas primeiras, são competências emocionais. Ser forte em inteligência emocional pode ajudar qualquer pessoa a tornar-se excepcional no seu trabalho.


Comentários