"Quem Eu Sou Faz a Diferença"



"Uma professora de um colégio decidiu homenagear cada um dos seus alunos dizendo-lhes da diferença que tinham feito na sua vida como profissional.
Chamou um de cada vez para frente da turma. 
Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma. Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam
Quem Eu Sou Faz a Diferença. Mais a adiante, resolveu propor um projecto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter na comunidade.
Deu para cada um dos alunos mais três fitas azuis com a mesma frase com a orientação de entregarem as fitas para as pessoas que conhecem e que achassem que desempenhavam um papel diferente, que faziam a diferença. 
E deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à turma ao final de uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo júnior de uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planear a sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a na sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo:
“Estamos a desenvolver um projecto de turma sobre reconhecimento, e gostaríamos que escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também pudesse homenagear outra pessoa, e assim manter este processo vivo. Pediu: “Depois, por favor, conta-me o que aconteceu.”
Mais tarde, naquele dia, o executivo júnior procurou o seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Pediu para o seu chefe se sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um génio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. 
O executivo júnior perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se permitiria que colocasse nele.
O chefe surpreso disse: “É claro!” Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração. O executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: “Leve esta outra fita e passe-a a alguém que também admire muito.” E explicou sobre o projecto da turma do menino que tinha dado a fita a ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e pediu para se sentar diante dele, e disse:
-“A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos juniores deu-me uma fita azul por ser um génio criativo. Imagina só! Ele acha que sou um génio! Então me colocou esta fita que diz que:
Quem Eu Sou Faz a Diferença. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento. Quando vinha para casa, enquanto conduzia, fiquei a pensar em quem eu escolheria e pensei em ti... Gostaria de homenageá-te
Os Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não te dou muita atenção. Às vezes grito por não conseguires notas melhores na escola, e por o teu quarto estar sempre uma bagunça. Mas hoje, agora, sinto vontade de estar contigo à minha frente e simplesmente te dizer  que fazes uma grande diferença para mim. Além da tua mãe, tu és a pessoa mais importante da minha vida. És um grande filho, e eu te amo!”

Surpreso o menino respondeu.
-“Pai, há poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a ti e à mãe, explicando porque havia decidido ir embora e pedindo perdão. Pretendia ir enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo.”
O pai foi lá a cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor.
O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado, e fez questão de dizer a cada um dos seus colaboradores a diferença que cada um fazia.
O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a planearem as suas carreiras e nunca se esqueceu de dizer-lhes o quanto cada um havia feito diferença na sua vida...
Sendo um deles o filho do próprio chefe.

A consequência desse projecto é que cada um dos alunos que participou nele aprendeu uma grande lição. De que Quem É Faz sim, uma Grande Diferença!"

Não te esqueças de dizer às pessoas que são importantes para ti a diferença que elas fazem em ti.

Flávia Gouveia

Comentários