Como transformo as Minhas Crenças Limitadoras em novas Possibilidades



Perceber as suas crenças é um processo fundamental para os resultados que tem neste momento.
Se acreditar que a vida irá ser sempre uma luta, esta crença pairar-lhe-á no fundo da mente e infiltrar-se-á em tudo o que faz. Levantar-se de manhã é difícil porque a sua crença o leva a pensar que tudo o que faz é "cansativo".O seu cérebro buscará activamente os pontos no seu  dia que poderá potencialmente constituir uma luta. Neste sentido, tudo o que vê irá reforçar a sua crença e nada que prove o contrário consegue perceber. Se acredita que as relações são trabalho duro, a mente tem uma tendência para enfatizar todos os exemplos de qualquer relação que confirmem isto. Vê e acaba por confirma e acredita ser realidade. Mas ser-lhe-ão estas crenças úteis? E como começaram elas por se formar em primeiro lugar?
É razoável assumir que há uma intenção positiva em cada pensamento ou comportamento que demonstra. Não existe uma motivação consciente em estar a dificultar a sua vida. Portanto deve ter ocorrido uma razão para que formasse o que poderá agora, ser uma crença limitadora ou negativa. Talvez tenha crescido rodeado de pessoas para quem a vida era uma luta, e adoptou esta crença já que ela o ajudou a encaixar-se e dar sentido ao mundo à sua volta. 
Compare as seguintes crenças e considere como a vida poderia ser diferente

Examine as crenças e escolha um novo padrão de pensamento:

A. A vida é uma Luta.
B. A vida contribui com desafios que me ajudarão a crescer.

A. As relações são trabalho duro.
B. As relações têm os seus altos e baixos mas tudo o que é digno de valor e aceitação.

A. Acho o meu trabalho difícil.
B. Acho o meu trabalho desafiador

A. O dinheiro é curto
B. O dinheiro é abundante

A. Jamais serei magro.
B. Poderia ser magra se escolhesse sê-lo

O que acredita é que que verá, por isso tenha muito cuidado com aquilo em que escolhe acreditar.
Dê-se a oportunidade, neste preciso momento de actualizar o seu sistema de crenças.


Primeiro, especifique cinco crenças que mantém e limitam o seu progresso de vida:

1
2
3
4
5

A Joana fez este exercício e partilhou comigo que podem ser estas crenças que limitam o seu sucesso.

1. A vida é mais fácil se se tiver mais confiança, e eu acredito não ser simplesmente uma pessoa confiante.

2. Há seis anos que trabalho até mais não. Acredito que se tem de trabalhar até mais não para se ter tudo feito.

3. Com um orçamento cuidadoso posso evitar contrair dívidas. Acredito que é importante ganhar apenas um pouco mais do que preciso para viver.

Ao longo de uma serie de anos de trabalho, Joana chega a conclusão de que não era uma pessoa confiante porque por vezes achava difícil fazer ouvir a sua voz, no trabalho sugeria com frequência novas ideias que pareciam se ignoradas, apenas para descobrir que tinham sido levadas a cabo pouco depois quando outra pessoa qualquer as sugeria. Sentia que, se tivesse uma personalidade mais confiante, seria mais assertiva quanto a vincar os seus pontos de vista, que eram obviamente ideias de valor, e assegurar que recebia o crédito por elas. Esta falta de confiança levava Joana a acreditar que era simplesmente uma pessoa receosa de se destacar da multidão, e acabou por se retrair cada vez mais em vez de avançar com ideias e sugestões. Estava convencida de que a sua falta de confiança a levaria a fazer figura de "parva".

Para desafiar esta crença, Joana considerou se havia ou não uma área da sua vida em que se sentisse confiante. Adorava jogar golfe e era quando jogava que se sentia mais relaxada. Começara a jogar há relativamente pouco tempo, ganhara alguns torneios no seu clube local e propudera-se o objectivo de ser a melhor jogadora feminina da região.
Joana pode constatar que não era verdade dizer que ela não era uma pessoa confiante, apenas não aplicava a sua confiança no trabalho da mesma forma que em tudo da sua vida. Esta consciência ajudou-a a criar uma nova crença: Eu sou uma pessoa confiante e capaz de ter sucesso. Acredito que depende de mim escolher onde quero aplicar a minha confiança.


Exercício:
Crenças em dia
Enumere por escrito cinco crenças por si mantidas presentemente que possam estar a limitar o seu sucesso:
1
2
3
4
5

Desafie cada uma destas crenças para estabelecer como se formaram. Pense nas formas como estas crenças especificas podem estar a limitá-lo. O que lhe estão a custar estas crenças? Se não mantivesse estas crenças, do que seria capaz?
1
2
3
4
5

Transforme cada crença limitadora numa crença mais positiva
1
2
3
4
5

Seja o que for que tenha escolhido para as suas novas crenças, tem de estar certo de que elas servem um propósito positivo para si. As suas crenças deverão ser regulamente investigadas para assegurar que estão em dia, baseadas nas presentes circunstâncias e relevantes para a sua vida como ela é agora. As crenças deverão constituir um suporte para as suas intenções positivas de mudar a sua vida, e tem de ser capaz de as declarar com total confiança e certeza a fim de alcançar os seus maiores sucessos.

Há alguns exemplos de crenças positivas e sustentadas abaixo. Olhe para as declarações e leia-as alto. Sinta o controlo e libertação que provém de ser capaz de declarar tais crenças em voz alta com inabalável certeza. 
Mesmo que estes exemplos não sejam completamente relevantes para a sua situação, pode imaginar a sua eficácia. Certifique-se de que está igualmente certo do seu próprio actual sistema de crenças.


Amostra de crenças Possibilitadoras:

1. Acredito com total certeza e sem qualquer sombra de dúvida que estou à altura da carreira que desejo e das finanças que mereço.

2. Acredito com total certeza e sem qualquer sombra de dúvida que terei uma longa e feliz relação.

3. Acredito com total certeza e sem qualquer sombra de dúvidas que atingirei o meu peso e forma.

4. Acredito com total certeza e sem qualquer sombra de dúvida que vivo uma vida bem-sucedida, feliz e preenchida. 

Quando actualiza as suas crenças dá instruções à sua mente inconsciente quanto a como as coisas serão a partir de agora. Dá-lhe a oportunidade de buscar novas vias e explorar novos modos de vida. dentro do sistema de crenças. A sua mente inconsciente gosta de instruções claras, portanto seja explícito e consistente com os pensamentos que tem. Verifique regularmente o seu sistema de crenças para assegurar que tem total certeza e nem uma sombra de dúvidas em torno das suas crenças e onde elas o levarão.

Partilhe as suas respostas comigo:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029
Skype: flaviao.gouveia


Comentários