A importância da motivação na luta contra a procrastinação





Ao contrário de muitos outros comportamentos de auto-sabotagem, a procrastinação é em particular vista de forma não tão séria como deveria ser. 
A procrastinação não deve ser vista de forma leve e deve ser resolvida nos primeiros sinais.
Procrastinar pode ser devastador e pode arruinar a sua carreira, pouco a pouco, se deixa controlar por esse comportamento. Se perder pouco mais de 10 minutos em cada hora de trabalho a procrastinar está efectivamente a perder um dia inteiro de trabalho por semana. 
A procrastinação não deve ser vista como um problema leve ou um mau hábito menor deve eliminar antes de sentir os efeitos secundários. 

A motivação é uma das muitas coisas que nos mantêm em pé e nos deixa continuar a lutar pelos nossos sonhos.
Não esquecer que a motivação varia de pessoa para pessoa, algo que me motiva muito é trabalhar como coach, por sua vez o meu melhor amigo é a jogar Padel. O facto de descobrirmos o que nos motiva permite que possamos superar a nossa procrastinação.

Porque é que a ausência da Motivação contribui para a Procastinação?
Aqui está uma breve descrição de como a procrastinação acontece e como  pode evitar que seja a doença que o priva de entrar em Acção.

A procrastinação ocorre quando somos menos activos e muitas vezes sentimos como "obrigação" a realização de determinadas funções. Isto acontece no trabalho  e na nossa vida pessoal. É fácil estimular a motivação em nós, mas é igualmente fácil perdê-la. 
Uma das maiores razões pelas quais as pessoas não conseguem alcançar os seus objectivos é que inicialmente têm motivação mas perdem de uma hora para a outra.
É fundamental definir um plano para que possa manter a sua motivação e garantir que os seus níveis de energia estão altos.
Muitas vezes nas minhas sessões um dos sinais mas evidentes é a ausência de motivação, quando pergunto o que é que pode fazer para mudar esse estado normalmente a resposta é "não sei".
Quando eu não sei o que motiva é normal que me sinta apática, triste e um azio muito grande.
Criar um plano de acção para que se sinta mais motivação envolver diversidade, ou seja variar nas actividades que faz, antes ir ao ginásio deixava-me cheia de "energia" neste momento não é suficiente.

A melhor forma de mudança é agir, fazer algo mesmo que seja pequeno.
Muitas mudanças dos meus clientes são motivadas pela dor (física, mental ou emocional) e quando me procuram dizem-me:


"Chega já não aguento mais esta dor" 

O desejo de eliminar a dor permite que faça alguma coisa:
- Procurar um Coach
- Agendar um café com uma amiga e partilhar o que sente
Contudo à medida que a dor diminui a sua motivação também e por sua vez a volta a procrastinar. 
A melhor forma de "interromper" este estado é tomar consciência que está novamente "no mesmo lugar" e DEFINIR O SEU PLANO.

Agende agora a sua sessão de coaching (não deixe para amanhã).
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029
Skype: flaviao.gouveia

Comentários