Visualização - o poder das imagens





Pense num momento em que se sentiu o mais confiante possível,  feche os olhos e imagine que está lá.
A visualização é uma ferramenta poderosa e gostaria de compartilhar um exemplo de "mudança de carreira" de uma sessão de coaching recente. A visualização é um ensaio mental ou a criação de uma imagem mental que é muitas vezes usada para ajudar a mudar o estado mental de uma pessoa.
Por exemplo, visualizar que está a caminhar ao longo de uma praia num dia de de verão quente, pode ajudar a reduzir o stresse ou imaginar que está sentada a ver o nascer do sol.
Uma das imagens que uso para relaxar foi uma viagem que fiz o ano passado em Nice e no final do dia já a anoitecer estava num miradouro com vista para a praia e o estado em que me encontrava era de relaxamento puro. O que faço com este estado? Imaginado que tenho algo muito importante e preciso mesmo de baixar o ritmo (quem me conhece sabe que tenho muita energia) então fecho os olhos e imagino que estou em Nice no miradouro, tenho algumas fotografias desse momento e de vez em quando olho para a minha imagem e vejo uma Flávia completamente relaxada.
Outra estratégia pode ser a criação de uma imagem futura, em 2013 defini como objectivo para 2014 o seguinte:
- Falar para 300 pessoas num auditório com paredes em Madeira sobre coaching.
Roupa - Vestido vermelho (largo) saltos altos pretos.
Emoções: Prazer, reconhecimento, alegria, satisfação;
Em Março de 2014 fui contactada por uma multinacional onde fui convidada para ser oradora de um evento num auditório completamente cheio de colaboradores e o auditório era era Madeira.

Se quer projectar uma visualização Futura, comece a pensar no seu objectivo que quer alcançar nos próximos 6 meses?
Quando conseguir alcançar esse objectivo qual é o seu estado emocional? Alegria? Felicidade?
Quem vai estar consigo? 
Onde vai estar? 
Que roupa tem vestida? 
Existe alguma música que pode associar?
Provavelmente pode sentir alguma estranheza face a este exercício mas comece por descrever estes detalhes assinalados em cima e pode partilhar comigo.



A visualização é uma ferramenta usada muito no coaching desportivo com atletas. Recentemente fui contactada por um atleta onde frisou que muitas vezes mesmo a treinar muito acaba por sentir em competição sem energia e força mental. Na primeira sessão que fizemos pedi que ele descrevesse detalhadamente o que quer sentir no dia em que vai competir (faltam duas semanas).

Este processo de visualização leva algum tempo até que se crie um hábito ao longo do treino. É fundamental reflectir sobre todos os aspectos desde a roupa, emoções, pessoas que vão estar presentes e o que quer alcançar.
Tenho um atleta que assim que a visualização passou a fazer parte das suas "rotinas" brincava dizendo que a visualização era igualmente importante ás longas horas de treino físico que fazia.
Pouco antes de entrar em campo ouvia sempre uma música que significava para ele: confiança, energia, foco, poder e graças  a todo o processo tem alcançado resultados fabulosos.
Já dizia picasso que "tudo o que pode imaginar é real".
No mês passado comecei a trabalhar com um jovem que vinha do Porto para um novo desafio profissional. Logo nos primeiros minutos relatou o quão difícil era para ele entrevistas e apresentações uma vez que o foco estava todo sobre ele. Como tinha muita dificuldade com a exposição muitas vezes perdia a linha de pensamento e era frequente nos trabalhos de faculdade ter brancas sabendo muito bem todo o conteúdo. Apresentações em, público representava um autêntico massacre.
Pedi que pensasse num momento em que se sentiu o mais relaxado e confiante. Ele descreveu muito rapidamente com o seguinte cenário:
"Estava de volta à sua cidade natal, na Suíça, a participar numa corrida ao longo da margem de um rio. Pedi-lhe para fechar os olhos e imaginar que ele estava lá, e para descrever o que ele podia ver, ouvir e cheirar, bem como o sentimento que ele associava. Ele descreveu a cena em grande detalhe, como se estivesse a vive-la, descreveu sentimentos de liberdade, poder, força e confiança. Eu pedi para pensar numa música que o lembraria disso, que ele poderia facilmente identificar aquele momento. O meu coachee agora tinha uma imagem mental detalhada e uma música que o ajudou a fazer uma conexão clara com sentimento forte, confiante e relaxado.

Um mês depois, na nossa próxima sessão de coaching, o coachee e eu conversamos sobre a sua entrevista. Ele disse que foi a melhor entrevista que ele já tinha tido e recebeu um feedback fantástico. Descreveu o impacto da entrevista como mudança significativa na sua carreira. Analisando o que ele tinha feito para garantir esse sucesso, ele disse que 30 minutos antes da entrevista, ele foi dar uma volta pelo prédio, colocou os fones nos ouvidos e ouviu a sua música favorita, e com os olhos fechados reviveu a sua corrida na Suiça. Ele foi imediatamente transportado para a margem do rio na sua cidade natal. Ele descreveu o sentimento de relaxamento, e ao mesmo tempo poder e confiança. Com esta preparação conseguiu o emprego que mudou a sua vida.

Então, como isso funciona?
A neurociência revelou que a visualização é quase tão poderosa quanto a prática física; 
O cérebro tem dificuldade em se diferenciar. Um exemplo de pesquisa entre muitos se relaciona com os padrões cerebrais de atletas que levantam peso. O acto de levantar pesos era muito semelhante aos padrões cerebrais de halterofilistas quando apenas visualizavam o levantamento.

O autor Jack Canfield, diz: "Quando visualizamos os nossos objectivos, existe um conflito  na mente subconsciente entre o que estamos visualizando e o que temos actualmente. Assim sendo, as nossas mentes têm um poder fabuloso na capacidade de resolução fomentando assim a criação de uma nova realidade, ou seja a realidade desejada"
Também Stephen Covey, afirma: 
"Desenvolva a sua imaginação - pode usá-la para criar na sua mente o que espera criar na sua vida".


Crie o objectivo que desencadeia neste momento mais prazer na sua vida.
A visualização tem um podem fabuloso.

Agende a sua sessão agora de coaching:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029

Comentários