Três Perguntas Simples e Essenciais sobre como Ganhar a Confiança

Três perguntas simples e essenciais sobre como ganhar a confiança


O que é confiança?
Existem vários estudos sobre a confiança onde defendem que existem elementos essenciais tais como:

Risco - confiar em alguém envolve tornar-nos vulneráveis.
Esperança - quando assumes o risco em confiar em alguém esperas que não te desiludam.
Razões e Sentimentos - Eu tomo a decisão de confiar baseada nos meus sentimentos.

A minha definição favorita de confiança vem da professora Denise Rousseau, que disse: "A confiança é um estado psicológico na mente da pessoa que está a desenvolver confiança". 
O significado desta definição deixa claro que um líder não pode forçar ninguém a confiar nele, a sua decisão é altamente subjetiva. Podes criar condições em que é mais provável que a confiança seja desencadeada.  E é por isso que o oposto na confiança e não na desconfiança. Se  a opção for o controlo das pessoas em vez de confiar nelas, a possibilidade de criar uma relação é reduzida.

Porque é importante a Confiança?
A organização Trust Across America tem acompanhado o desempenho das empresas públicas mais confiáveis ​​da América desde 2009. Essas empresas produziram um retorno de 81,6% sobre o investimento nesse período em comparação com o retorno de 46,3% das 500 maiores empresas listadas nos EUA. Numa pesquisa feita pelo  Dr. Fred Kiel a 84 CEOs durante um período de sete anos  refere que os CEOs de "alta integridade" têm um retorno de vários anos de 9,4%, em comparação com "baixa integridade" CEOs que geraram apenas 1,9% no mesmo período. Estes são números que devem ser analisados pelos líderes.

A confiança sempre foi muito importante, contudo actualmente existe uma maior preocupação nas equipas em prole do sucesso das mesmas.

Como faço para construir a confiança como líder?
Como Einstein referiu, "Em teoria, teoria e prática são os mesmos. Na prática, eles não são'. 
Eu sou coach, por isso estou interessada em ajudar os líderes a mudar o seu comportamento. 
Agora, o que parte do que os leva de A a B é o conhecimento, mas o conhecimento não é suficiente para ser desenvolvido em equipa. Eles precisam mudar o seu comportamento para tornar o conhecimento mais prático. 
Para mudar o comportamento são necessários novos hábitos. Quando faço a primeira sessão de coaching e abordo a questão dos novos hábitos a reacção muitas vezes é "isso é impossível, sempre fiz dessa forma". Contudo é possível mudar os hábito com foco e motivação, todos nós sabemos que as pessoas que deixaram de fumar - provavelmente não foi uma mudança fácil de fazer, mas fizeram e encontraram força para mudar. 
Neste sentido é preciso que os líderes decidam desenvolver competências  de construção de confiança nas suas equipas e organizações com a inclusão de novas estratégias e hábitos. Trata-se de tomar medidas. O autor, David Marquet, resumiu muito bem quando disse: 
"Os patrões pensam no seu caminho para novas acções, enquanto os líderes agem no caminho para novas pensamentos".

Aqui estão hábitos que os líderes podem usar para transmitir mais confiança:

Competências
Presença
Consciência
Integridade
Honestidade
Disponibilidade
Humildade
Benevolência
Coragem

Agende a Sua Sessão Agora:
coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029
Skype: flaviao.gouveia

Comentários