O Lance para a Tua Mudança - Ciclos da Mudança









No Basquetebol, o pivô mantém um pé firmemente no lugar enquanto move o outro em qualquer direção, para explorar opções de passe. À semelhança do que faz um jogador de basquetebol, numa mudança bem-sucedida, começamos por plantar os pés no chão - criar uma base sólida - para em seguida perscrutamos o campo em busca de oportunidades, permanecendo enraizados enquanto exploramos as opções. O simples ato de perscrutar não se traduzirá em pontos na tabela, pelo que, mais cedo ou mais tarde, teremos de começar a passar a bola pelo campo - testar ideias e receber feedback, ou ensaiar -, gerando perspectivas e oportunidades para tentar marcar, lançando, eventualmente, a bola na nova direcção.
Eis um resumo mais pormenorizado de cada etapa:

- Plante, criando uma base a partir dos seus valores, forças e interesses, bem como da sua visão para o próximo ano. As mudanças mais bem-sucedidas partem de uma base sólida daquilo que já se é, do que já funciona, e de como se define o sucesso para a etapa da vida seguinte.

- Perscrute, investigando competências novas e relacionadas, falando com outras pessoas e mapeando potenciais oportunidades. Trata-se da etapa da exploração: identificar e resolver falhas de conhecimento e de competências, e conversando bastante com inúmeras outras pessoas.

- Em seguida, fará uma serie de ensaios - pequenas experiências de baixo risco para testar a nova direcção. Os ensaios ajudam-nos a recolher dados, críticas e opiniões em tempo real, permitindo-nos fazer ajustes graduais pelo caminho, em vez de termos de nos valer de saltos no escuro.´

- Por fim, chega a um passo maior, ou lance. As primeiras três etapas do Método de Mudança, repetidas tantas vezes quantas forem necessárias, ajudam a reduzir o risco e oferecem-nos uma maior probabilidade de sucesso, levando-nos muitas vezes a percorrer entre 80 a 90 por cento do caminho até ao objectivo. O lançamento dá-se quando tentamos alcançar os restantes 10 ou 20 por cento. São as decisões mais importantes que requerem empenho, mesmo perante a incerteza que resta.

Contactos:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029
Skype: flaviao.gouveia




Comentários