Como imaginas o teu sucesso dentro de um ano?

O que te entusiasma mais?
Como imaginas o teu sucesso dentro de um ano?







Não é costume que as pessoas - incluindo os nossos familiares e amigos mais próximos - nos coloquem regularmente as grandes perguntas da vida, se é que alguma vez o fazem. Não costumam receber-nos ao final do dia com: o que é que está a funcionar melhor agora na tua vida? O que te entusiasma mais? Como imaginas ser o teu sucesso retumbante dentro de um ano? É mais frequente as conversas casuais pairarem em torno de histórias e dramas do quotidiano: Esta semana aconteceu-me isto. É assim que me sinto acerca disso. É isto que me anda a chatear. Embora por vezes partilhemos os momentos mais emocionantes, tendemos a discutir o que nos incomoda, porque é isso que nos ocupa o pensamento.
Se a bússola são os nossos valores, a nossa visão é o destino que desejamos. Sabendo para onde vamos, o processo de mudança pode levar-nos até lá - mas primeiro precisamos de identificar com exatidão onde queremos chegar. A nossa visão atribui aos nossos valores uma forma especifica baseada no futuro. Ambas irão ajudar-nos a corrigir a rota à medida que fazemos experiências ao longo do processo, enquanto seguimos em direcção a um futuro motivador.
Quanto mais cativante for a tua visão, mais energia tens durante períodos de incerteza. É a diferença entre uma afirmação vaga e genérica, como"Dou valor a viajar e ensinar" e um convite apelativo do teu futuro eu, do género: "Daqui a um ano, estarei a viver em Londres, sentada à mesa de um café a preparar uma aula de direito comercial internacional". A tua visão, ainda que possa alterar-se à medida que vai ganhando maior clareza e informação, irá te manter concentrado quando tiveres de tomar decisões importantes.
Neste âmbito tenho cada vez mais evitado fazer a seguinte pergunta; Onde te imagina daqui a cinco anos?
Baseia-se num paradigma ultrapassado e, em vez de gerar conversa, obstró-a. Sei lá. Novas áreas profissionais emergem a um velocidade vertiginosa. O iphone foi lançado em 2007. Achas que em 2006, os fundadores do Instagram ou do Snapchat teriam dito "Dentro de cinco anos, gostaria de ter criado uma aplicação - para uma loja de aplicações e tecnologia que ainda não existe - que será avaliada em milhares de milhões de dólares? Não| Portanto não devemos esperar saber ao certo  que emprego ou a que área nos queremos dedicar daqui a cinco anos.
Mesmo que pudéssemos adivinhar, o mais provável seria nos subestimássemos. Vários estudos demonstram que somos bastante ineficientes a prever o que nos fará felizes no futuro. 
Torna-se mais eficaz concentrar o planeamento da visão num espaço de tempo mais curto e considera o que define o teu sucesso dentro de um ano, apenas. Em geral, é mais fácil concentrarmo-nos numa visão a um ou dois anos do que criar um plano especifico de cinco anos. Se porventura, tiveres uma visão nítida de um prazo mais longo, tal não deixa de ser benéfico, ainda que não seja necessário.

Agenda a Tua Sessão:
Skype: flaviao,gouveia
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029

Comentários