O que fazes com as Tuas Emoções?









"Não podemos impedir que as aves da tristeza voem até ti, mas podes impedir
 que façam ninhos nos teus cabelos"

Como Seres humanos que somos, todos os dias das nossas vidas somos confrontados com situações que podem provocar em nós algum mal-estar. Isso é absolutamente normal. A este mal-estar, quebra ou falta de vontade chamamos "estar na fossa". Este estado de espírito nunca permanecerá no tempo, ou seja podemos sentir-nos em baixo ou cansados, ou meio deprimidos - como costumamos dizer -durante algumas horas ou até durante um dia inteiro. Repito: isso é normal.

É normal que, face ao que nos causa algum tipo de dor, sintamos mal. O importante é passar por isso e ultrapassá-lo.
Todavia, se, com o passar dos dias, percebermos que a "fossa" não passa, então a situação que nos causou esse leve mal-estar passou a angustiar-nos. É neste estado de espírito que surge uma sensação de confusão e de angústia muito profunda que faz com que não possamos manobrar o que se passa connosco e que nos encontremos envolvidos por uma emoção tóxica. Nesta circunstâncias, a angústia passa então a ser o motor da nossa vida. Por isso, precisamos entender que ter uma quebra de ânimo durante um determinado período de tempo é normal, mas viver em angústia, não!
A angústia é uma emoção tóxica que nos causa mal-estar, nos incomoda, nos deprime, nos submerge e nos obriga e permanecer num lugar de lamentação, de queixa, de dor, de tristeza e de falta de acção. quando mais tempo permanecermos nesse estado, mais tóxica se torna essa emoção.
Alguma vez ouviu as frases que se seguem, ou as mesmas saíram dos seus próprios lábios? Sinto-me angustiado. Sinto uma dor no peito que são sei o que significa. Tenho um nó na garganta. Certamente que muitas vezes se sentiu angustiado, sem ser capaz de entender ou explicar o que lhe sucedeu. Cada emoção que vivenciamos transforma-se numa sensação corporal que nos provoca um estado de bem-estar ou de mal-estar.

É normal sentir-se desanimado, mas permanecer nesse estado é tóxico.

Tem de saber que esta emoção tóxica não pode ocupar toda a sua mente, todo o seu tempo, não pode ter controlo sobre as suas emoções nem detê-lo dos seus objectivos. A angústia não pode condicioná-lo, debilitá-lo ou decidir por si.

Não podemos permitir que a angústia nos roube as forças e as energias de que necessitamos para começar cada novo dia.

Agende Agora a Sua Sessão:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemovel:962595029


Comentários