Como Podes criar uma Mudança com Sucesso?



Pontos-Chave

- Um objectivo claro
- Pesquisa
- Acção
- Prestar contas
- Estrutura
- Feedback, flexibilidade e modificação
- O ponto final
- Clareza quanto à acção




Como podes Criar uma Mudança Com Sucesso?

Um objectivo Claro
Para que o sucesso seja garantido, tens de ser capaz de definir o teu objectivo com precisão e concisão: 
- "Vou aprender a conduzir e gostaria de passar o exame dentro dos próximos seis meses".
- "Vou emagrecer 6kg nos próximos seis meses"




Pesquisa

Saber aquilo que te propões atingir, permite pesquisar os meios para atingir o teu objectivo: descobrir como se aprende a conduzir - o método - e como irás aprender a conduzir em termos práticos. Estes incluirão com quem irás ter aulas, que carro usarás, quantas lições vais obter e até que ponto poderás praticar entre aulas.

Acção
"Se quiseres conquistar o medo, não fiques sentado em casa a pensar nele. Sai e ocupa-te"

A mudança para o sucesso começa com acção e continua com mais acção. A Acção faz-te sentir de forma positiva e com mais energia. Começa por apurar os factos e põe os teus recursos em acção. Faz a tua primeira aula de condução/código e depois pratica repetidamente..
Planeia um horário para o estudo do código e depois mantém-no em dia.


Prestar contas
Partilha o teu objectivo com outras pessoas aumenta a tua responsabilidade. Quantos mais amigos, familiares e colegas contares o que pensas fazer, maior incentivo terás para conseguires. Envolver outras pessoas providencia igualmente uma forte rede de apoio.
Durante as minhas sessões habitualmente falo da importância de ter um grupo de influência (aquele grupo que nos influência positivamente e caminham connosco face ao que queremos alcançar por exemplo: amigos de faculdade, grupos  de empresários (BNI), familiares, etc). Muitas vezes acontece que as pessoas mais próximas por exemplo familiares, fazem exactamente o oposto face à força que é suposto dar, deste modo sabemos que não são com eles que devemos partilhar, mas sim recorrer a outras pessoas (um coach por exemplo).

Estrutura/Plano de Acção
Terá de haver sempre um plano estruturado para saberes onde estás e onde queres chegar.
Usando o exemplo citado: "Vou aprender a conduzir e gostaria de passar o exame dentro dos próximos seis meses".
O plano deve incluir o número de aulas que vais fazer, o custo e o conteúdo do estudo face ao tempo que vais dedicar e a data que vais marcar os exames.


No caso do exemplo: "Vou emagrecer 6kg nos próximos seis meses"
O plano deve incluir o teu diário com a dieta que vais aplicar no caso de teres acompanhamento com um nutricionista ou dietista é excelente e o número de vezes que vais treinar por semana com os treinos que vais aplicar. Caso sintas que é muito dispendioso financeiramente verifica exercícios que ajudam não só a perder massa gorda como a tonificar o teu corpo. É fundamental registares sempre o que comeste para que consigas ter uma noção clara sobre os teus "excessos".


Feedback, flexibilidade e modificação

O que separa os vencedores dos perdedores é a forma como se reage a cada volta do destino.


Até os planos mais bem definidos precisam de um elemento de flexibilidade. Tens de continuamente monitorizar o teu progresso e modificar a tua abordagem quando necessário. Ser flexível não deverá nunca ser visto como pôr em causa o teu plano, mas antes ser realista quanto ao como alcançar o resultado desejado na altura certa com base nas tuas presentes circunstâncias e graus de progresso.
Muitas vezes, desejamos muito alcançar algo, por exemplo: perder peso(está a chegar o verão e queremos usar o nosso melhor vestido e não há maneira de iniciar a dieta). No entanto, o facto de existirem dias em que a dieta não foi cumprida exactamente como proposto não significa que "estamos a falhar" todo o plano em prol do resultado é um processo que muitas vezes é ajustado para que o nível de ansiedade não aumente e a motivação seja cada vez maior.


O ponto final
Cada objectivo tem de ter o seu ponto final. Tens de saber quando foste bem-sucedido de forma a poderes apreciar o seu feito e começares a criar novos objectivos. Sabes que foste bem-sucedido quando ouves alguém a dizer as palavras "passou no seu exame de condução" ou  "perdeste os 6kg".

Clareza quanto à Acção
Para suavizar o caminho através da mudança ou desafio que queres alcançar, deve ser clara a tua acção. Tens de saber exactamente o que vais atingir e a mudança que vai causar para ti e os que estão à tua volta. No caso de passares no exame de condução  por exemplo temos: liberdade, flexibilidade, diversão. Quem quer perder peso: confiança, auto-estima, energia.  
Certifica que cada mudança positiva que te propões fazer tem um elemento de recompensa nela implantada. Fazer uma mudança é uma recompensa por si só. Criar o máximo de benefícios possíveis ao fazer essa mudança irá definitivamente aumentar as tuas probabilidades de sucesso.

Reflexão:
Investe bastante tempo a planear os resultados positivos da mudança que queres fazer. Se conseguires gerar bastante entusiasmo em torno dos benefícios pessoais da mudança e alterares o teu comportamento para atingir esses benefícios será simples.

Agenda a tua sessão gratuita comigo agora e vamos planear a tua Mudança Hoje!!

Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029

Comentários