Até onde pode levar a tua Vulnerabilidade?






Muitas vezes caímos no erro de comparar a nossa "força", ou dor com a do outro, no passado domingo um amigo ligou-me era o seu aniversário. Ao longo do seu discurso manifestava uma voz triste visto que recentemente tinha se divorciado. Ao longo da nossa conversa frisou a sua revolta face à ex mulher que em pouco tempo assumiu uma nova relação e ele não conseguiu perceber esse facto. A verdade é que todos temos uma capacidade diferente de lidar com as situações, li uma metáfora à qual uso muito nas minhas sessões que explica o seguinte:
"Três bonecas: Uma de vidro, outra de plástico e a última de aço, são submetidas a uma pancada de martelo de igual intensidade. Contudo, o resultado em termos de vulnerabilidade é bem diferente: a boneca de vidro quebrou-se, a boneca de plástico ficou com uma marca indelével e a boneca de aço resiste."
Portanto como podem verificar todas elas foram expostas ao mesmo risco e "dor" mas a capacidade de "reacção" em todas foi diferente, porquê? Porque o material é diferente.
O mesmo podemos dizer em relação à nossa vulnerabilidade, todos temos histórias diferentes e formas diferentes de reagir à dor, para mim um desafio pode significar uma forte vontade em definir logo um plano com soluções mas para o meu pai um desafio significa uns minutos de grande stress. 
Analisa a forma como lidas com as situações mais desafiadoras do teu dia e começa e perceber qual é a tua capacidade de reacção? 
Ontem, numa sessão estava a analisar os resultados de uma cliente fase ao projecto dela e ela resumiu em três palavras o seu desempenho: "Flávia foi miserável". Perante aquele feedback perguntei qual era o verdadeiro motivo de se avaliar daquela forma. 
Segundo ela, foi o mês que recebeu mais "não's" então ao longo das semanas começou a deixar de acreditar que era capaz. A capacidade de lidar com a vulnerabilidade também requer treino, ou seja é fundamental perante "não's" criares mecanismos de prazer. O que podes fazer depois de um "não"? Quem são as pessoas que gostam de ti e dizem "sim"? 
Estar e ser Vulnerável é fundamental para o nosso crescimento mas atenção às soluções que podes encontrar para superar esse estado.

Partilho os meus contactos para uma sessão gratuita:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemovel: 962595029


Comentários