Qual é a tua capacidade de lidar com a Frustração? A Resiliência do pequeno polegar

Qual é a tua capacidade de lidar com a Frustração?
Como consegues te adaptar ao novo? (novo emprego, novo estado civil, nova casa, novo país)






O pequeno polegar era o filho mais novo da família, muito pequeno e de saúde delicada, rejeitado pela mãe e considerado o mais insignificante dos sete rapazes (o mais velho era o preferido da mãe) diz Perrault que era o bode expiatório da família. Porém o pequeno polegar  (aparentemente tão pequeno e tão frágil, mas tão malicioso) não só escapava às situações ameaçadoras, como revela grandes capacidades de adaptação, descobrindo estratagemas para se safar das situações mais perigosas e ajudar os irmãos.
A isto chamamos de Resiliência.
O pequeno polegar com efeito, superou o abandono materno (rejeição), depois, mais concretamente, o abandono na floresta, mas conseguiu também escapar  a um terrível tigre que permitiu salvar  os seus irmãos. 
O fim do conto, na versão inicial de C. Perrault refere que o pequeno polegar conseguiu brilhar socialmente, sendo rico e frequentador da corte do rei.
Podemos concluir que por detrás de uma fragilidade aparente é possível mobilizar factores de adaptação utilizando recursos internos nomeadamente: flexibilidade, agilidade, que ajudam ao nível da adversidade capacitando no alcance de resultados mais satisfatórios. 

O que necessitas para conseguir agir como o pequeno polegar?


Contactos:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemovel: 962595029


Comentários